O Que é a Maçonaria?
MAÇONARIA É PROGRESSO
A Maçonaria tem, ao longo de séculos de existência, desempenhado papel fundamental no desenvolvimento e aperfeiçoamento das Nações.
Trabalhamos de maneira incessante na luta pela liberdade, igualdade de direitos e, principalmente, no desenvolvimento de um mundo mais justo e fraterno para todos
- o que tem atraído para a Maçonaria um número expressivo de homens de bem, incluindo personalidades, cientistas, pensadores, acadêmicos, empresários, artistas, etc.
Diferente do que alguns afirmam, a Maçonaria não é uma religião. É uma sociedade que tem por objetivo unir os homens entre si. União recíproca, no sentido mais amplo e elevado do termo. E nesse seu esforço de união dos homens, admite em seu seio pessoas de todos os credos religiosos, sem nenhuma distinção.
A Maçonaria sempre se empenhou em tornar homens bons, melhores. Seus membros visam moldar suas vidas em torno de cinco princípios fundamentais:
Integridade:
Buscamos manter a retidão ética e moral em todas as nossas ações.
Gentileza:
Apesar de nossas famílias virem em primeiro lugar, acreditamos que seja essencial desempenhar papéis fundamentais na sociedade, empregando recursos humanos, tecnológicos e financeiros em prol dos projetos de caridade.
Honestidade:
Característica imprescindível para qualquer membro da Maçonaria, ser maçom significa ser sempre franco e honesto.
Equidade:
tratamos todos como iguais - indiferente de credo religioso, opinião política, etnia, status social, etc.
Tolerância:
Respeitamos as opiniões dos outros e nos comportamos com compreensão para com eles.
Em suma, podemos afirmar que:
A Maçonaria é uma instituição formada por homens livres e de bons costumes, que se reconhecem como irmãos, e tem por objetivo tornar feliz a humanidade, pelo amor, pelo aperfeiçoamento dos costumes, pela tolerância, pela igualdade e pelo respeito às leis democráticas e à crença de cada um.
Ela é Universal, e suas Oficinas se espalham por todos os recantos da Terra, sem distinção de fronteiras e de raças.